terça-feira, 14 de agosto de 2012

Saiba um pouco mais sobre as regras do Boxe Olímpico - VII

Para contribuir com o conhecimento das regras da modalidade, uma vez por semana o Blog da LiSoBOXE divulgará alguns textos de curiosidades sobre as regras do Boxe Olímpico com a contribuição do Diretor de Arbitragem da LiSoBoxe Luiz de Oliveira.
Curiosidades sobre o Boxe:

Luvas de 10 Oz da Rudel Sports 

Ao contrário do que diz a crença popular, as luvas de boxe foram projetadas para proteger as mãos do lutador, e não a cabeça do adversário. 







ASSUNTO: RINGUE PARA COMPETIÇÕES DE BOXE .

Poucas pessoas se perguntam quando se mede o ringue oficial de Boxe. De acordo com a regra oficial o tamanho mínimo permitido para o ringue será de 4,90 m e o tamanho máximo de 6,10 m em cada um dos quatro lados do ringue, medidos no interior da linha das cordas.
Também tem tamanhos predefinidos de altura, não pode estar a menos de 91 cm ou mais que 1,22 m acima do nível do chão ou base.
O tablado do ringue tem que estar totalmente nivelada para não interferir na luta, e poderá se estender pelo menos 46 cm além da linha das cordas e o material pode ser de EVA, feltro, borracha ou outro material compatível com no mínimo 1,3 cm e no máximo 1,9 cm de altura, sobre a qual uma lona será estendida e presa.


Clique para ampliar.

No ringue também tem quatro cordas com diâmetro de 4 cm sem considerar a capa protetora, ajustadas nos córners a 40,6 cm, 71,1 cm, 101,6 cm e 132,1 cm de altura. As cordas serão revestidas por material macio e elástico para proteção do boxeador e também as quatro cordas serão unidas entre si em cada lateral e a intervalos regulares com duas cintas ou tirantes de 3 a 4 cm de largura, para que as cordas não abram e o boxeador seja projetado para fora do ringue.
Para os atletas e médicos subirem ao ringue, tem que ter no mínimo três escadas, sendo duas escadas em cantos opostos (vermelho e azul) para uso dos boxeadores e seus assistentes e uma escada no canto neutro (branco) ao lado da mesa diretora, para uso do arbitro e medico.
OBS.: Antes de qualquer evento de boxe o diretor técnico realizará vistorias no piso da plataforma do ringue e no estiramento das cordas (não podendo haverá cordas bambas).
Fonte: Luiz Carlos de Oliveira
(Diretor de Arbitragem LiSoBOXE)
Adaptado por Marlon Carvalho

Nenhum comentário:

Postar um comentário