PROJETO SOCIAL


O projeto “Boxe: Uma luz para o futuro” se apresenta como um projeto de cunho social, disposto a resgatar a cidadania de crianças e adolescentes, utilizando o boxe como ferramenta preponderante para o desenvolvimento de valores morais e virtudes de um bom cidadão.

Surgiu da convivência de seu idealizador, Prof. Vladimir Juliano de Godoi, com crianças de comunidade de baixa renda que, sem perspectiva de um futuro melhor ou promissor, acabam alvos de pessoas ligadas a criminalidade, com aviltante objetivo de exploração. 

Neste aspecto, desponta o projeto como valioso instrumento capaz de colaborar na formação e identidade do indivíduo, a partir da conscientização da prática esportiva saudável e do melhor aproveitamento do tempo livre no contra turno escolar, oportunizando-lhes local para a prática do esporte, disciplinado por profissional qualificado como regente educador.

O prazer pela prática do esporte não apenas representa, por si só, mecanismo inibidor de agressões ao próprio corpo (como, por exemplo, o consumo de drogas), como, igualmente, produz resultados físicos relevantes no desenvolvimento da criança e do adolescente, propiciando o desenvolvimento psicomotor, a flexibilidade, agilidade, resistência e força muscular, reduzindo, sensivelmente, o índice de obesidade infantil e sedentarismo precoce, que se apresentam como problemas dos mais relevantes no contexto atual e também são motivadores do presente projeto.

Assim, o projeto “BOXE: Uma luz para o futuro” tem, portanto, um viés propulsor pela melhor qualidade de vida e saúde, incorporando, na criança e no adolescente, a prática do esporte como paradigma salutar e indispensável para o bem estar na vida adulta.




A vivência a partir de uma modalidade de contato, tal qual o boxe, permite à criança e ao adolescente a consciência e o equilíbrio das ações e o respeito à individualidade do outro, situações estas que, bem dirigidas pelo profissional ­ educador, estimula a superação, a tolerância e o respeito, independentemente da condição econômico-social da cada qual, de sua cor, de sua raça e de suas habilidades singulares.

Atualmente o projeto esta presente em 12 núcleos de atendimento e oferece cerca 144 aulas de Boxe e Cidadania por mês a aproximadamente 480 alunos. Ressaltando que os locais onde estão instalados os núcleos de desenvolvimento dos projetos, são resultados de parcerias com a iniciativa pública e/ou privada, espalhados por Sorocaba e Votorantim.

A Metodologia LiSoBOXE composta pelo projeto é de 2 aulas semanais, com duração de 1 hora e 30 minutos, sendo dividas em aula prática de boxe / educação motora, as turmas são dividas em faixas etárias específicas ao desenvolvimento motor pré-estipulado segundo literatura específica e aulas de cidadanias, onde são discutidos e praticados temas transversais inerentes a formação do cidadão de bem.

Além das aulas ainda são previstas as seguintes atividades no Projeto: i) Seminários de aperfeiçoamento aos professores LiSoBOXE; ii) Encontros LiSoBOXE, em que os alunos de todos os núcleos são reunidos para atividades de socialização e educação informal; iii) Festival LiSoBOXE, permitindo aos alunos mais bem preparados e interessados participar de um treino especial simulando uma competição; iv) Reuniões Pais e Mestre atividades em que os professores LiSoBOXE conversam com os pais dos alunos para juntos avaliarem o projeto e sugerirem mudanças; v) Visitas Monitoradas, esta atividade possibilita aos alunos conhecerem lugares e culturas diferentes de seu ambiente tradicional, sempre acompanhadas pelos familiares e professores LiSoBOXE.

A Liga Sorocabana de Boxe tem vagas gratuitas no Projeto BOXE: UMA LUZ PARA O FUTURO. Para mais informações e inscrições entre em contato conosco no email: boxesocial@lisoboxe.com.br.

O Projeto Social desenvolvido pela LiSoBOXE, conta com as seguintes parcerias:



  






ABA DE TRANSPARÊNCIA BOXE UMA LUZ PARA FUTURO