terça-feira, 12 de junho de 2012

Saiba um pouco mais sobre as regras do Boxe Olímpico - II

Para contribuir com o conhecimento das regras da modalidade, uma vez por semana o Blog da LiSoBOXE divulgará alguns textos de curiosidades sobre as regras do Boxe Olímpico com a contribuição do Diretor de Arbitragem da LiSoBoxe Luiz de Oliveira.


Boxe - Curiosidades
Round: O maior número de nocautes consecutivos pertence a Lamar Clark. No final da década de 50 início de 60, o pugilista conseguiu derrubar 44 adversários. 



Um pouco sobre a regra do Boxe Olímpico 
Lisoboxe informa aos competidores e interessados na modalidade esporte BOXE, o regulamento de BOXE OLÍMPICO, divididos em blocos e editados semanalmente.

VESTUÁRIO:

Os boxeadores deverão se apresentar para as lutas corretamente vestidos com camisetas tipo regata, cobrindo o peito e as costas, nas cores vermelhas ou azuis e calções curtos com comprimento máximo acima dos joelhos, também nas cores vermelhos ou azuis.

Devido os uniformes ser de cores únicas, sendo camisetas e calções vermelhos ou azuis, estes deve ter para divisão em sua linha de cintura uma cinta elástica de 10 cm de largura (elásticos já vem nos calções para boxe), indicando claramente por uma cor distinta (cor diferente), exemplos: camisetas e calções vermelhos a faixa divisória poderá ser branca, assim também para o uniforme azul. Entende–se por linha de cintura, uma linha imaginaria que passa pelo umbigo e alto da cintura.   
   
A necessidade desta divisão nos uniformes tem por objetivo de ajudar na visão do árbitro em detectar o golpe baixo, ou seja, golpe abaixo da linha da cintura, preservando a integridade física dos boxeadores, considerando como golpe faltoso.

Os boxeadores deverão estar calçados com sapatilhas apropriadas para Boxe ou sapatos ligeiros (Tênis), sem cravos ou saltos, com meias. Para melhor entendimento os solados dos sapatos ligeiros (Tênis), são semelhantes às sapatilhas apropriadas para o Boxe, que ao olharmos para o solado percebemos que eles são de formas retas. Estes tipos de calçados protegem os boxeadores, evitando contusões, pois estes calçados com esta forma de solados não travam e nem enroscam na lona do ringue.

Luiz Carlos de Oliveira
Diretor de Arbitragem LiSoBOXE



Nenhum comentário:

Postar um comentário