terça-feira, 7 de outubro de 2014

LiSoBOXE presenteia crianças carentes com passeio ao circo e vivência esportiva no SESC.









A Liga Sorocabana de Boxe, através do projeto Boxe: Uma luz para o futuro levou um grupo de alunos dos núcleos de Sorocaba e Votorantim a dois eventos recentes em Sorocaba. O primeiro passeio foi ao circo norte-americano Tihany Spectacular para assistir o espetáculo “Abrakadabra” e o segundo, no SESC Sorocaba no programa MOVE Brasil.

Ao longo de duas horas, jovens carentes puderam assistir com um verdadeiro espetáculo, com um show de humor, acrobacia, contorcionismo, ilusionismo e coreografias. Para a grande maioria das oitenta crianças e adolescentes presentes no evento, esse foi o primeiro contato com o circo e isso marcou a todos, desde os pais dos alunos que não tem condições de levar seus filhos a esse tipo de programa e até os professores dos projetos sociais, que se emocionaram por poderem proporcionar essa emoção a todos eles, já que os professores e monitores atuam nos núcleos sociais nos bairros mais carentes da cidade e conhecem o dia a dia deles. Os ingressos foram cedidos gentilmente pela produção do circo Tihany Spectacular e o transporte para os alunos do projeto social de Votorantim foram cedidos gentilmente pelo Secretário de Esportes da cidade João Carlos Taborda e do Diretor de planejamentos Marcio Antonio. 

Já o segundo evento foi através do programa MOVE Brasil, no Sesc Sorocaba. MOVE Brasil é uma campanha que nasceu para reforçar a todos a importância da prática de esporte e atividades físicas em todas as idades, para que as pessoas percebam que o esporte, além de melhorar a qualidade de vida, promove o desenvolvimento social.

Com atividades teóricas e práticas, os alunos puderam conhecer outras artes marciais além do boxe como capoeira, judô e Tae Kwon Do, além disso, o evento foi marcado pela presença de dois grandes nomes do esporte olímpico nacional que estiveram presentes como Tiago Camilo (Judo) e Natalia Falavigna (Tae Kwon Do).

Na clínica de boxe, as crianças conheceram um pouco mais da carreira do boxeador e professor profissional Juliano Ramos, que contou sobre suas lutas, passagem pelo boxe americano e suas conquistas dentro e fora dos ringues. Luis Arantes, que é outro professor de boxe e lutador olímpico, mostrou suas conquistas desde a época de juvenil até os dias de hoje, contou histórias e respondeu perguntas dos alunos mais curiosos. No final do evento, o fundador da LiSoBOXE e consultor do circuito de artes marciais no SESC Vladimir de Godoi, promoveu diversas gincanas específicas da modalidade entre todos os alunos presentes, e isso fez com que houvesse uma integração maior entre os alunos dos núcleos sociais do Jardim São Lucas em Votorantim, Nova esperança, Ipiranga, Maria Eugênia e NAIS, todos em Sorocaba. 

Esse é um dos objetivos do projeto Boxe: Uma luz para o futuro que foi criado por Vladimir de Godoi em 2005 é utilizar o boxe como ferramenta de inserção social e cultural de crianças e adolescentes economicamente excluídos, favorecendo a socialização e reforçando atitudes de integração, respeito e comprometimento; além de colaborar para a formação dos jovens com sólidos valores éticos, morais e de cidadania, ancorados no respeito às diferenças de gênero, raça, cultura e condição sócio-econômica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário