sábado, 10 de dezembro de 2016

SÃO PAULO É CAMPEÃ BRASILEIRA DE BOXE 2016

O mês de Dezembro foi um pouco atípico para o Boxe brasileiro, com a realização dos Campeonatos Brasileiros da modalidade sendo realizado no final do ano, no período de 03 à 10 de Dezembro na capital Baiana. O local da competição foi no ginásio poliesportivo das Cazajeiras em Salvador, onde a CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA DE BOXE - CBBoxe, optou neste ano por realizar a competição nacional nas categorias masculino Elite e Juvenil. Os números são expressivos e refletem a boa maré que vive a modalidade no pais, com 334 atletas, sendo 130 boxeadores da categoria elite e 204 boxeadores juvenis, as 2 competições juntas somaram um total de 167 combates. A programação das lutas ocorreram entre os dias 04 à 09 de Dezembro sempre com início no período da tarde, sendo as pesagens e exames médicos realizados pela manhã, entre as 8h e 9h.

São Paulo foi representado mais uma vez pela seleção paulista, de responsabilidade da FEDERAÇÃO DE BOXE DO ESTADO DE SÃO PAULO - FEBESP e todos fizeram bonito novamente. Após a conquista do título por equipe no Brasileiro Masculino de Cadetes e Feminino Elite, São Paulo sagrou-se campeã também no Campeonato Brasileiro Masculino Juvenil, o que mostra a grande importância do Boxe Paulista para a modalidade em nível nacional.

O trabalho de base realizado por vários treinadores em diversas cidades do Estado mostra que este é o
caminho para a grandeza no esporte, e independentemente de quem tem mais ou menos apoio, o resultado está aí e é incontestável. A potência do Boxe Paulista não é só denotada por estas conquistas, mas também pelo forte trabalho no estado que abriga os principais atletas, treinadores e equipes do Boxe Brasileiro, durante todo o ano. São Paulo, possui o maior e melhor calendário de eventos para o Boxe, com vários torneios e cursos de capacitação, o que fomenta a prática esportiva e o surgimento de muitos atletas e treinadores. Ainda é importante lembrar que muitos treinadores e boxeadores paulistas após não conseguirem vagas pela FEBESP, são "emprestados" a outros Estados, comprovando assim a força do Boxe Paulista.

CAMPEÕES MASCULINO JUVENIL POR EQUIPES
1º São Paulo – 27 pontos
2º Bahia – 26 pontos
3º Sergipe – 20 pontos


Na competição adulto São Paulo não conseguiu obter o mesmo desempenho que no Juvenil, não conseguindo ficar nem entre as 3 melhores equipes do torneio. A FEBESP não conseguiu ter em algumas categorias seus principais atletas, por terem solicitados a participação por outros Estados, desfalcando assim a seleção paulista.

O alto nível nas classificatórias da região Sul-Sudeste, também é um fator complicador pois nestas regiões encontram-se sem sombra de duvidas as principais forças do Boxe Brasileiro, o que torna um pouco injusta, uma vez que aqui se deixa muitos atletas de alto nível de fora da competição nacional, sendo que o mesmo grau de dificuldade não se encontra nas outras regiões definidas pela CBBoxe.

Estes são fatores aos quais os dirigentes da FEBESP devem procurar contornar para que possam se manter com seus melhores atletas nas competições nacionais e desta forma realmente mostrar que o Boxe Paulista é grande e feito por muitos profissionais competentes.

CAMPEÕES MASCULINO ELITE POR EQUIPES
1º Bahia – 44 pontos
2º Rio de Janeiro – 13 pontos
3º Sergipe – 13 pontos

Nenhum comentário:

Postar um comentário