quarta-feira, 12 de novembro de 2014

Com participantes de todo País, LiSoBOXE forma novos instrutores de boxe em Sorocaba.‏


A LiSoBOXE – Liga Sorocabana de Boxe realizou nos dias 08 e 09 de Novembro em Sorocaba/SP o “Curso de professores LiSoBOXE 2014”. Esse foi o segundo curso de instrutores realizado pela Liga esse ano, e teve apoio da Academia Runner Club de Sorocaba, Panathlon Club de Sorocaba e da empresa Zofi Camisetaria.

Durante dois dias de curso muito intenso, os aluno aprenderam mais sobre a modalidade desde sua história e evolução ao longo do tempo, regras e fundamentos técnicos; também sobre a pedagogia do esporte como preparação física, exercícios educativos específicos do boxe, planejamento de aula, e como trabalhar em academias, clubes, escolas... Desenvolvendo assim a modalidade, expandido-a cada vez mais visando chegar ao alcance de todos, uma vez que com instrutores capacitados, todos podem praticá-lo com segurança.

Com um conteúdo atualizado e muito didático, o curso foi dividido em duas partes, de teoria e prática. A parte teórica foi orientada pelos professores e atletas da LiSoBOXE e serviu para que o participante tenha uma vivência maior da modalidade, aprendendo na prática a melhor maneira de ensinar seus alunos as técnicas do Boxe. Já a parte teórica foi ministrada pelo Professor Vladimir de Godoi que é fundador da LiSoBOXE e também técnico da equipe sorocabana.

Entre bolsistas e pagantes, o curso teve um total de dezoito novos instrutores de boxe vindos de dentro e fora do Estado como Harryluci da Cunha, que mora em Manaus/ Amazonas, e que veio a São Paulo exclusivamente para esse curso de capacitação; além disso, tivemos a participação de alunos de cidades da região como Limeira, São Paulo Valinhos, Botucatu, e também de Sorocaba.

Para Lucas Alvarenga, membro da Liga e professor do curso, o que o agradou foi a demonstração de interesse dessa turma que, apesar cansados por enfrentarem viagem e dois dias intensos de curso, buscaram sanar todas as suas dúvidas do início ao fim. “Os participantes se mostraram sempre interessados em aprender, e todos tiveram um aproveitamento altamente positivo, conseguimos durante o curso passar maneiras de se trabalhar o boxe com todos os públicos, crianças idosos, mulheres e homens com diferentes objetivos”, destaca Lucas Alvarenga.
Luis Arantes, também membro da Liga, professor da LiSoBOXE e um dos colaboradores do curso comentou sua participação: “Como aluno universitário do último semestre de educação física, poder ajudar a ministrar um curso importante como o de instrutores foi uma aprendizagem excelente, uma oportunidade única, poder ensinar os fundamentos técnicos aos novos instrutores e ver que eles demonstraram grande interesse foi um prazer para mim como atleta de boxe e futuro educador.”
O manauara Harryluci da Cunha viajou mais de 3.800 kilômetros até Sorocaba, e nos relatou o que o motivou a atravessar o País para participar do curso da LiSoBOXE: “Busquei algum curso de boxe e achei aqui em Sorocaba, pesquisei no site e em outros meios de comunicação e vi que o trabalho é bastante qualificado, e que a Liga sempre realiza cursos, torneios, reciclagens, enfim, diversas atividades ligadas ao boxe. O nível do curso me surpreendeu positivamente pois é um curso muito técnico e conseguimos também aprender na prática, além de conseguir tirar todas as dúvidas relacionadas ao esporte”, finalizou Harryluci.

Um dos participantes do curso é Vagner Silva de São Paulo, capital. Vagner é ex- atleta de boxe olímpico e atualmente luta boxe profissional e já ganho à vida dando aulas de boxe em São Paulo, além disso, é “pupilo” de Peter Venâncio, ex-boxeador que participou dos Jogos olímpicos de Seul em 1988, além de ser um dos maiores boxeadores profissionais que o Brasil já teve, chegando a disputar o cinturão mundial de Boxe pela Associação mundial de boxe em 1997. Vagner também comentou sobre o curso da LiSoBOXE: “Fiquei sabendo do curso através do facebook da LiSoBOXE, escolhi fazer esse curso pelo trabalho que a Liga Sorocabana faz, desde o projeto social até o trabalho com atletas, além disso é uma entidade muito respeitada e o nível do curso é muito interessante, pois ajuda a quem quer dar aulas em academias porque ensina desde os fundamentos básicos até a montar treinamento para clubes, escolas, é muito interessante”, destacou Vagner Silva.

Fundador da LiSoBOXE Vladimir de Godoi comenta sobre o curso: “Já são 10 anos realizando estes cursos sobre Boxe olímpico, um privilégio resultante de trabalho árduo e grande planejamento, o que resultou numa equipe altamente capacitada para tais atividades com a modalidade.”
“Os resultados foram o aumento da pratica do boxe; surgimento de novas equipes competitivas em Sorocaba e Região; melhora do atendimento ao público em geral; maior e melhor visibilidade da modalidade com a diminuição de paradigmas e preconceitos em relação ao Boxe, além da integração de Educadores Físicos envolvidos com o ensino do esporte.”

Tendo início com o curso de formação de instrutores de Boxe em 2005, a Liga Sorocabana de Boxe formou até o momento mais de quatrocentos instrutores vindos de todos os cantos do País. Agora, a diretoria da LiSoBOXE se prepara para uma reciclagem e preparação para o calendário de cursos e torneios em 2015, onde além dos tradicionais cursos de arbitragem e instrutores de boxe, teremos cursos de preparação física voltado para as lutas, nutrição esportiva e avaliação física voltado para técnicos de boxe e organização de eventos.

A LiSoBOXE agradece a participação e a confiança de todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário