terça-feira, 31 de janeiro de 2012

LISOBOXE ADQUIRI SISTEMA ELETRÔNICO OLÍMPICO DE PONTUAÇÃO













A Liga Sorocabana de Boxe tem o prazer de anunciar sua nova aquisição, o sistema eletrônico Olímpico de Boxe.

 Visando melhorar cada vez mais seu trabalho na área de arbitragem e também na parte técnica de seus atletas, a LiSoBOXE adquiriu o mesmo sistema eletrônico de pontuação que será usado nas olimpíadas de Londres 2012.

A arbitragem da LiSoBOXE usava o sistema mecânico de pontuação, que é um sistema também válido, onde 5 juízes tem um contador de golpes em cada uma das mãos, o da mão esquerda representava o lutador de vermelho e na mão direita o lutador de azul.  Ao final do combate marca o resultado da contagem em uma papeleta e o número de golpes que cada lutador disparou em efetivo durante o combate e, ganha o lutador que mais disparou golpes durante o combate.

No boxe olímpico, o atleta vence pelo sistema de pontos ou por nocaute. Para conquistar um ponto, o boxeador deve acertar a frente ou lateral da cabeça ou do torso corporal do adversário. O combate é mediado por um árbitro, que fica em cima do ringue, e julgado por cinco juízes, que assistem à luta do lado de fora do tablado e fazem a contagem dos pontos. Os árbitros têm dois botões à sua frente, cada um representando um boxeador, sendo que o botão da mão esquerda representa a cor vermelha e o botão da mão direita cor azul, por isso é obrigatório que cada lutador representa uma cor durante a luta. O ponto será válido quando pelo menos três dos cinco juízes apertarem, ao mesmo tempo, no intervalo de 1 segundo o mesmo botão.

E o novo sistema de pontuação já foi testado e aprovado pela comissão de arbitragem da LiSoBOXE. Foi neste Sábado (28/01) que o sistema foi usado pela 1ª vez na Luta Treino na Academia Runner e o sistema agradou a todos os envolvidos, desde a organização até os atletas.

Segundo Joel Mariano, Diretor de Eventos da LiSoBOXE, "A aquisição do sistema eletrônico, só vem agregar maior credibilidade nos torneios realizados pela LiSoBOXE, o que demonstra a seriedade do trabalho desenvolvido, pois buscamos evoluir nesta questão e aprimorar nossos conhecimentos.
O sistema facilita muito a vida dos oficiais durante as lutas, o que faz eles ficarem mais concentrados no que é para ser feito, além é claro dos resultados serem mais expressivos o que para o publico mostra melhor o que foi a luta na realidade, quem realmente pontuou melhor."

O sistema eletrônico de pontuação será usado em todas as competições que a LiSoBOXE irá organizar e o primeiro campeonato será a 3ª Copa Rudel de Boxe Olímpico que começa dia 17 de Março aqui em Sorocaba. 

 

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário