terça-feira, 11 de maio de 2010

Boxe Brasileiro o melhor do mundo no 69 kg

David Lourenço da Costa é o primeiro campeão mundial de boxe olímpico da história do Brasil. Derrotou por 4:2 o cazaque Zhanibek Alimkhanuly na final da categoria 69 kg do Campeonato Mundial Juvenil que se realizou em Baku, Azerbaijão. Pela terceira vez no torneio, de virada, após estar em desvantagem no início do combate.


A campanha de David foi a mais fantástica de todos os brasileiros que já participaram de uma competição como esta. A categoria 69 kg no Mundial tinha 54 participantes de todo o planeta. Para se tornar campeão, o brasileiro precisou superar seis dos melhores meios médios da atualidade num periodo de 8 dias. Na estréia, aniquilou o cipriota Kyriakos Sapanos por 8:0. Em seu segundo combate, David derrotou por 6:1 o turcomano Nursahat Pazziyev. Nas oitavas de final, outra vitória consagradadora ao vencer o polonês Kamil Gardzielik por 6:2. Mas foi a vitória de David por 9:2 sobre o irlandês Christopher Neil Blaney, nas quartas de final, que fez com que o público azerbaijano e os adversários olhassem para o brasileiro com o respeito merecedor de um atleta excepcional.

Na semifinal da categoria, quando derrotou um dos favoritos para a medalha de ouro no campeonato, o alemão Denis Radovan, por 9:8 após estar em desvantagem por quase todo o combate, o boxeador brasileiro recebeu a ovação que estava contida em todo o público que assistia o campeonato no Complexo Esportivo Serhedchi. David passou a ser visto como futuro campeão.

Uma das características mais impressionantes de David da Costa é a capacidade de manter-se concentrado em cada combate e não entrar no clima de "já ganhou" que dominou a plateia local. A vitória sobre Alimkhanuly na final da categoria e o título de campeão mundial premiam um pugilista que de promissor passa a ser considerado realidade. Mais que isso, abre a perspectiva para que outros atletas do Brasil que com dedicação e.força de vontade, além naturalmente do talento, saibam que é possível chegar lá.

A primeira medalha de ouro num campeonato mundial de boxe olímpico ficará para sempre na memória de todos os brasileiros que acompanharam a competição. Será lembrada para as futuras gerações de esportistas como um marco nas possibilidades de novas conquistas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário