quarta-feira, 28 de setembro de 2016

FINALIZADO CURSO DE ARBITRAGEM LISOBOXE 2S 2016

O Boxe na região de Sorocaba vem crescendo a cada dia, com muitos praticantes e outros tantos apaixonados pela "Nobre Arte", tudo graças ao belo trabalho de massificação da modalidade desenvolvido pela LIGA SOROCABANA DE BOXE - LiSoBOXE. O calendário de eventos e programa da entidade é intenso e dura o ano todo, sendo possível participar mensalmente de muitas atividades relacionadas ao Boxe e tem para todos os gostos e objetivos.

No mês de Setembro foi realizado pela LiSoBOXE seu tradicional Curso de Arbitragem, que se iniciou em 2005 com mais de 800 participantes é sem dúvida um grande colaborador para o entendimento da modalidade, por parte de alunos, professores e apaixonados pelo Boxe.

A edição deste Curso foi realizada nos dias 24 e 25 de Setembro na Academia Runner Premium em Sorocaba, das 8h às 18h, com aulas teóricas e práticas. Eles foi ministrado inteiramente pelo Prof. Vladimir Juliano de Godoi, membro fundador da LiSoBOXE e atual Diretor da Federação de Boxe do Estado de São Paulo - FEBESP, a entidade responsável oficial pela modalidade no Estado de São Paulo. O Prof. Vladimir inovou na didática do curso mais uma vez, trazendo seu amplo conhecimento acadêmico para o Boxe, já que possui muita experiência como docente universitário. 

O primeiro dia de curso começou com a discussão das regras oficiais Associação Internacional de Boxe - AIBA / Confederação Brasileira de Boxe - CBBoxe, tudo isso no período da manhã, onde os alunos entraram em contato com cada detalhe das regras que um oficial deve aplicar durante a competição, respeitando os atletas e comissão técnica, mas fazendo prevalecer o FAIR PLAY e a IMPARCIALIDADE.


No sábado a tarde foram realizados dinâmicas para que os alunos pudessem vivências as aplicações das regras em sua totalidade, fazendo assim, com que cada um pudesse vivenciar cada função exercida por um Oficial de Boxe dentro da competição. As dinâmicas elaboradas pelo Prof. Vladimir tiveram como ponto de partida as funções de Cronometrista, Jurado, Árbitro, Locutor e Conferencista. Onde primeiro lhes foi mostrado com atuar e depois em exercício simples em trios cada um simulou a atuação.

O domingo foi o dia de todos colocar em prática o que aprenderam no sábado, onde todos os alunos participaram ativamente do FESTIVAL LISOBOXE, exercendo todas as funções dos Oficiais de Boxe. Este momento foi crucial para avaliação dos alunos e do próprio Curso, e no final a aprovação foi geral. A avaliação geral do curso pelos alunos foi nota máxima com comentários dos mais generosos possíveis, onde por unanimidade todos gostaram da formatação do curso, da didática do prof. Vladimir e o alto índice de aproveitamento do conteúdo.


O próximo Curso de LiSoBOXE será o de INSTRUTOR LiSoBOXE, e as inscrições já estão abertas. Com certeza o Boxe continuará crescendo em nossa região e provavelmente em São Paulo também, já que para 2017 os calendários de eventos da LiSoBOXE e FEBESP serão unificados, pois a presidente da Federação, mais conhecido com Cidinha, já divulgou e ordenou este feito, o que faz com que o Boxe se torne ainda mais forte em nosso Estado.

terça-feira, 27 de setembro de 2016

FESTIVAL LISOBOXE SETEMBRO 2016

Domingo dia 25 de Setembro foi dia de festa na ACADEMIA RUNNER PREMIUM em Sorocaba, onde mais uma vez a LIGA SOROCABANA DE BOXE - LISOBOXE realizou outro evento esportivo relacionado ao seu amplo Projeto Social - "BOXE: uma luz para o futuro". A LiSoBOXE mantém este projeto desde 2005 e atualmente conta com mais de 600 alunos, entre meninos e meninas de 7 à 17 anos, nas cidades de Sorocaba, Votorantim e Araçariguama. Dentro da metodologia criada pelo professor Vladimir Juliano de Godoi, fundador da entidade esportiva, idealizador e coordenador do projeto, além de aulas de Boxe e cidadania com frequência semanal, os participantes ainda recebem os uniformes e atividades extras com os objetivos de inclusão social e socialização.

O FESTIVAL LiSoBOXE, acontece bimestralmente com organização de seus professores e supervisão do coordenador do projeto. O Festival é uma atividade que reúne os alunos para uma aula especial, onde os interessados podem participar de uma simulação de competição. Com adaptações das regras oficiais para a pratica segura e lúdica, os alunos se reúnem, pesam e depois seus professores casam os combates. Estes combates tem tempo reduzidos, são realizados com luvas de 16 ou 18 onças e capacetes de treino, que possuem maior proteção para a cabeça. Ao final todos recebem uma medalha e os alunos são orientados a se cumprimentarem. Os parentes e amigos presentes ficam livres para torcer, fotografar e filmar tudo o que acontece, documentando o momento único na vida de muitas destas crianças e adolescentes.

O evento começou as 9 horas do domingo (25/09) após cadastramento dos alunos presentes, o prof. Vladimir reuniu todos e conversou com eles sobre o objetivo do evento, reforçando a importância de cada um conhecer novos colegas e respeitar um aa outro. Deixou claro que a vitória já era de todos pela coragem em participar das lutas, mas principalmente por de dedicarem aos estudos, bons hábitos e as aula de boxe. Com a programação das lutas prontas todos os alunos subiram ao ringue para o Hino Nacional e fotos, sendo na sequencia realizado os combates.

O Festival LiSoBOXE serviu também para a prova prática dos alunos que faziam o Curso de Arbitragem da Liga, ministrado pelo prof. Vladimir, que articulou os 2 eventos para serem realizados simultaneamente, e favorecer assim ambos os participantes.

RESULTADOS DO FESTIVAL LISOBOXE

segunda-feira, 26 de setembro de 2016

CAMPEÕES DOS JOGOS ABERTOS 2016

Todo ano o GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO, através de sua SECRETARIA DE ESPORTE, LAZER E JUVENTUDE - SELJ e com o apoio dos municípios sedes, realiza os JOGOS ABERTOS DO INTERIOR, também conhecida como "OLIMPÍADAS CAIPIRAS". Os JOGOS ABERTOS “HORÁCIO BABY BARIONI”, recebe a denominação de seu criador e idealizador, e tem por objetivo coroar o desenvolvimento da prática desportiva dos municípios classificados nos Jogos Regionais e contribuir para o aprimoramento técnico das diversas modalidades em disputa no Estado de São Paulo. Este ano a cidade de São Bernardo do Campo teve a honra de sediar o maior evento esportivo de São Paulo, que ocorreu de 10 a 24 de Setembro, e a modalidade do Boxe este mais uma vez presente.

O Boxe começou no dia 17 de Setembro logo pela manhã as 7 horas, com a pesagem geral e congresso técnico. A programação das lutas ocorreu dos dias subsequentes, alternando entre a 1a e 2a divisão. Como é de praxe o evento reunião os maiores nomes do Boxe Brasileiro, prova disso é a presença do atleta olímpico, Robenilson de Jesus e Roberto Custódio, ambos da seleção brasileira, e que fizeram parte do último ciclo olímpico brasileiro.

As competições foram disputadas em alto nível e a competitividade foi alta entre as cidades. A organização impecável, com todas as necessidades sendo atendidas pelo município e governo estadual, permitindo um excelente atendimento aos atletas e comissão técnica, da pesagem à realização das lutas. Após 7 dias de competições a classificação das cidades foram as seguintes:

BOXE FEMININO - 2a DIVISÃO                             BOXE MASCULINO - 2a DIVISÃO            
1 - Osasco                                                                        1 - Santo André
2 - Caraguatatuba                                                            2 - Osasco
3 - Catanduva                                                                  3 - Praia Grande
4 - Poá                                                                             4 - Bauru
5 - Bauru                                                                         5 - Campinas
6 - Praia Grande                                                              6 - Catanduva

BOXE FEMININO - 1a DIVISÃO                             BOXE MASCULINO - 1a DIVISÃO            
1 - São José dos Campos                                                 1 - Piracicaba
2 - Piracicaba                                                                   2 - São José dos Campos
3 - Mogi das Cruzes                                                        3 - Sorocaba
4 - São José do Rio Preto                                                4 - São José do Rio Preto
5 - Santos                                                                        5 - Mogi das Cruzes
6 - Sorocaba                                                                    6 - Santos

A cidade de Sorocaba que pelo 13o ano consecutivo foi representada pela equipe da Academia Runner / Prefeitura de Sorocaba, fez bonito novamente neste ano, mostrando a força e qualidade do trabalho desenvolvido na cidade. Com 9 atletas no masculino e 2 atletas no feminino, os sorocabanos trouxeram na bagagem 8 medalhas no individual. Sendo 2 medalhas de ouro com Abner Teixeira e Alan Domingues; 2 medalhas de prata com Luis Arantes e Leandro Coelho, mais 3 medalhas de Bronze com Jonas Gomes, Mateus Barbosa e Gabriel Del Rio.

Os atletas Antoan Ajam e Vinicius Colone não conseguiram vencer seus combates nas quartas de final, uma vez que enfrentaram grandes boxeadores. Ambos perderam nos pontos, mas tiveram um bom desempenho dentro do ringue contra grandes boxeadores. Antoan perdeu para o atleta da seleção brasileira Roberto Custódio, enquanto Vinicius perdeu para Cosme Nascimento, atleta com grande curriculum internacional e representante da seleção brasileira também.

No ano passado pela 2a divisão os boxeadores sorocabanos conseguiram a inédita façanha de conquistar pela primeira vez o título de campeão por equipes no Boxe,  neste ano colocou a cidade de Sorocaba em 3o lugar, mas desta vez é na 1a divisão. Além de ser outro feito inédito para o Boxe sorocabano, a conquista do bronze para Sorocaba provou que Sorocaba hoje realmente é parte integrante da elite do Boxe Paulista, pois vem se destacando nos últimos anos, apenas com atletas "pratas da casa", ou seja, nunca contratou ninguém para representar a cidade, pois com o bom trabalho com as categorias de base vem revelando atletas e formando campeões.

domingo, 11 de setembro de 2016

FINAL DO GP LISOBOXE 2016

O Boxe Paulista conheceu neste mês os vencedores do GRAN PRIX LISOBOXE 2016, competição destinada aos Boxeadores da classe Elite Masculina, que é realizado a mais de 5 anos pela LIGA SOROCABANA DE BOXE E ARTES MARCIAIS. Esta edição se encerrou no último sábado dia 03 de Setembro e com 14 combates na programação fechou o torneio muito bem, onde reunindo grandes nomes do Boxe Paulista, conseguiu propiciar um espetáculo aos presentes na Academia Runner Premium em Sorocaba.

O evento ainda contou com a presença do Prof. Pedro Souza, representante do CONSELHO REGIONAL DE EDUCAÇÃO FÍSICA DO ESTADO DE SÃO PAULO - CREF4 - SP, que em parceria com a LiSoBOXE, homenageou os profissionais de Educação Física registrados e que tem atuação diferenciada no Boxe Paulista. A entrega das placas foi realizada logo após o Hino Nacional Brasileiro, onde dentro do ringue os técnicos relacionados receberam das mãos do Conselheiro Pedro Souza e do Panathleta Vladimir de Godoi as devidas homenagens. Os treinadores ficaram claramente felizes com o reconhecimento das entidades e comentaram muito sobre o Botom do CREF que veio junto com a placa. Nem todos os profissionais de Educação Física estavam presentes na cerimônia de entrega, e receberão posteriormente suas placas, os presentes foram:

Benedito Ribeiro Neto CREF - 033 580 - G / SP
Claudio Leandro Silva Coelho – CREF 132 900 – G/SP
Graziella Leite Bezerra – CREF – 116 899 – G/SP
Jaqueline Roberta Sampaio – CREF 058266 – G/SP
Juliano Ilário Ramos – CREF 132 911 – G/SP
Luis de Oliveira Alexandre Arantes – CREF 132 902 – G/SP
Marcos Alexandre Ribeiro – CREF 116 318 – G/SP
Vanderson José Paes – CREF – 105 112 – G/SP
Antonio Pereira Gomes Filho – CREF – 031 744 – P/SP
Arlindo Sinvaldo Pereira – CREF nº 080 042 - P/SP
Edson Pedro do Nascimento – CREF 105 908 – P/SP
Jeferson Carvalho da Cruz – CREF – 031 606 – P/SP
José Davi de Souza – CREF 031 623 – P/SP
Juan Francisco Garcia Alvarez – CREF 068 591 – P/SP
Wagner Takeshi Yoshizako – CREF 022 726 - P/SP

Após as honrarias deu-se inicio as lutas extras, preparando o público para o que viria a seguir, com os grandes combates das finais. Lutas de alto nível foram realizadas como era de se esperar e o público pode vibrar muito, onde pouco se comentou da arbitragem. Um dos poucos resultados surpreendentes ocorreu na final da categoria 49kg, onde surpreendentemente a vitória por decisão divida foi dada para o atleta do Coliseu Boxe Center, sendo que o domínio dos 2 últimos rounds foi todo de Alan, sendo que Joerbison ainda foi punido com a perda de 1 ponto, por abaixar a cabeça excessivamente.

RESULTADOS OFICIAIS LUTAS EXTRAS

RESULTADOS OFICIAIS LUTAS EXTRAS
49 kg Alan Domingues (Ac. Runner / Pref. de Sorocaba) 1 X 2 Joerbson Coelho (Coliseu Boxe Center)
52 kg Leanderson Conceição (S. E. Palmeiras) 1 X 2 Pablo de Jesus (Tonyboxe / Luta Pela Paz)
56 kg Carlos Henrique (S.E.Palmeiras) 3 X 0 Leandro Coelho (Ac. Runner / Pref. de Sorocaba)
60 kg Kaíque Julião (Coliseu Boxe Center) 1 X 2 Gabriel Del Rio (Ac. Runner / Pref. de Sorocaba)
64 kg Estivan Falcão (Coliseu Boxe Center) 3 X 0 Luis Arantes (Ac. Runner / Pref. de Sorocaba)
69 kg Uendel Brito (S.E. Palmeiras) 3 X 0 Mateus Barbosa (Ac. Runner / Pref. de Sorocaba)
75 kg Etond Wilian (Tonyboxe / Luta Pela Paz) 3 X 0 Bruno Viana (CEMR / SELAM / UNIMEP)
81 kg Vinicius Barros (S.E.Palmeiras) TKO 1rd. 1'50" X Marcos Nanias (Ac. Runner / Pref. de Sorocaba)
91kg Vinicius Colone (CETREFE) 0 X 3 Abner Teixeira (Ac. Runner / Pref. de Sorocaba)
+91 kg Cosme Nascimento (S.E. Palmeiras) ABD 2rd 01" X Jayme Danko (Ac. Runner / Pref. de Sorocaba)

A luta pela bela premiação da competição ficou muito acirrada, mas como a equipe da Academia Runner / Prefeitura de Sorocaba, precisava apenas de 1 ponto para garantir o título da competição, com a grande vitória de Gabriel Del Rio, o título foi garantido, embora outros colegas ainda vieram a lutar e mais uma medalha de ouro foi conquistada. Decretando assim as 2 primeiras colocações, mas a disputada se acirrou mesmo foi para o 3o lugar, onde as equipes Tonyboxe / Luta Pela Paz e Coliseu Boxe Center brigavam pela 3a colocação, e por ter uma medalha a mais de prata do que seus adversários a equipe do Coliseu Boxe Center, ficou com o troféu.
CLASSIFICAÇÃO FINAL POR EQUIPES
Academia Runner / Prefeitura de Sorocaba ....... 28 pontos   (2 ouros e 6 pratas)
Sociedade Esportiva Palmeiras .......................... 23 pontos   (4 ouros, 1 prata e 2 bronze)
Coliseu Boxe Center .......................................... 07 pontos   (2 ouro, 1 prata e 3 bronzes)
Tonyboxe / Luta Pela Paz .................................. 07 pontos   (2 ouro e 1 bronze)
Centro Esportivo MR / SELAM / UNIMEP .....  04 pontos   (1 prata e 1 bronze)
Centro de Excelência em Treinamento .............. 03 pontos   (1 prata e 1 bronze)

A noite foi de muitos prêmios na Academia Runner e o GP LiSoBOXE em parceria com o Panatlhon Club de Sorocaba, ainda realizou a entrega do trofeú FAIR PLAY, que é entregue em todas as competições realizadas pela LiSoBOXE, com o objetivo de destacar os melhores profissionais da competição, em cada função. Levando em consideração a importância de seu trabalho e relevância para o bom ambiente competitivo e principalmente o Jogo Limpo. Nesta competição foi declarado como melhor atleta o boxeador do Coliseu Boxe Center, Estivan Falcão, que além de campeão dentro do ringue, soube levar o espírito esportivo em cada rodada da competição, Estivam é ainda irmão dos medalhistas olímpicos de Londres Esquiva e Yamaguchi, mas não foi este o motivo da escolha e sim o seu desempenho durante a competição.

O troféu de melhor treinador foi destinado ao treinador do Palmeiras, Juan Francisco Garcia Alvarez, conhecido como Paco, Cubano e altamente competitivo, trouxe para esta competição não apenas seu alto conhecimento, mas também uma forte colaboração no entorno, contribuindo diretamente para o bom andamento e melhora do torneio, e sua forte agressividade de outrora deu espaço ao bom senso e prudência. A premiação fechou com o destaque na arbitragem, que mais uma vez foi destinada ao Oficial da LiSoBOXE, Fernando Costa Rodrigues, que além de atuar em todas as rodadas com firmeza e bom senso, colaborou em muito com o bom andamento das lutas, mantendo dentro do ringue o Jogo Limpo.


segunda-feira, 5 de setembro de 2016

BOXE NA PRÉ-ESCOLA

Foi realizado no dia 30 de Agosto, o evento Olimpíadas do CEI 31, localizada na Rua José Martinez Y Martinez - Jardim Goncalves, a pré-escola contou com a participação da Liga Sorocabana de Boxe-LiSoBoxe, realizando duas atividades no local uma no período da manhã e outro  a tarde, para crianças  com idade entre 4 e 6 anos .

O atletas da LiSoBoxe buscaram propiciar as crianças participantes um dia de vivência esportiva, com brincadeiras lúdicas  e  exercícios semelhantes a técnica do Boxe, provando que qualquer pessoa é capas de praticar este esporte que nos trouxe uma medalha de ouro nas Olímpiadas do Rio de Janeiro, independente da idade , sexo ou classe social, contanto que esteja sob os cuidados de profissionais sérios  e capacitados.

No dia, as crianças foram vestidas com o uniforme do seu esporte preferido  e  adoraram  a brincadeiras que aprenderam, os atletas  aproveitou a oportunidade para ensinar que o Boxe é um esporte e deve ser realizado apenas em competições por atletas  e que a escola não é lugar para luta,  mas sim, um lugar onde devem aprender  , brincar e se divertir uns com os outros.

Para as escolas estaduais, municipais, CEI e instituições que desejam receber uma visita da LiSoBoxe  devem entrar em contato pelo email boxesocial@lisoboxe.com.br  e também pelo telefone  15 98185- 3188.