quinta-feira, 4 de setembro de 2014

No projeto “Viva Esporte e Lazer”, Liga Sorocabana realiza vivências esportivas pela cidade.‏

Em breve todas as fotos das vivências

A Liga Sorocabana de Boxe em parceria com a Semes (Secretaria Municipal de Esportes e Lazer de Sorocaba) realizou três vivências esportiva de Boxe em nossa cidade. Nessa atividade esportiva, os participantes aprendem de uma forma dinâmica e lúdica os gestos e movimentos do Boxe olímpico, e também tem um contato com a cultura esportiva da modalidade como regras, histórias e tem a oportunidade de conhecer os professores e atletas da LiSoBOXE que representam oficialmente a cidade em competições de Boxe pelo País.

A primeira participação foi no projeto “Viva Esporte e Lazer”, realizado no bairro Habiteto em Sorocaba.
Os professores e atletas chegaram bem cedo para montar as estações de exercícios e pontualmente as 10:00h tiveram início as atividades com o Boxe. Com cerca de duas horas de duração, os participantes, com grande maioria de crianças e adolescentes, passaram por cinco estações de exercícios, a primeira foi uma conversa sobre as histórias, regras e diferença do Boxe olímpico para o profissional, outras estações foram: Escolas de Boxe, onde é ensinado os primeiros movimentos e golpes, aprendendo a pular corda, para a criançada até 07 anos ataques em sacos de pancada infláveis, manopla onde são desenvolvidos sequencias de golpes sob o comando do instrutor e por último brincadeiras de Boxe como a “Luta olímpica” onde os participantes, em dupla, ficam em posição de combate e tem como objetivo tocar no ombro e joelho de seu adversário e cada toque conta como um ponto, e também o “bexigo-boxe” onde os participantes, em dupla, colocam bexigas amarradas no punhos e as usam para tocar o colega na cabeça e tronco e cada toque conta um ponto. Nestas atividades, tiveram presentes os representantes da Semes e o Secretário de Esportes de Sorocaba Francisco MokoYabiku e acompanharam de perto todo o desenvolvimento dessa vivência. 

O segundo evento foi no Cras - Centro de Referência de Assistência Social do bairro de Aparecidinha também em Sorocaba. Desenvolvida no mesmo formato, a vivência contou com a participação de aproximadamente cerca de 300 pessoas e nesse evento, o que mais chamou a atenção dos membros da LiSoBOXE foi a participação de crianças com idade entre 3 a 6 anos e justamente eram as mais entusiasmadas com os exercícios, mostrando total desenvoltura e interesse com o boxe. Os pais presentes no local parabenizaram o trabalho junto a comunidade e agradeceram a participação do boxe no evento. 

Também pelo projeto “Viva Esporte e Lazer”, a terceira vivência foi no bairro da Vila Helena. Com um belo dia de sol e um clima agradável que contribuiu e muito para a atividade, mais uma vez os atletas da LiSoBOXE levaram o Boxe para junto da comunidade e com uma participação muito ativa, a molecada predominou no evento. Os pais e responsáveis também participaram das estações de exercícios junto com os filhos e isso propiciou um momento mais “família” entre eles, essa vivência também durou cerca de duas horas e mais uma vez tivemos uma aceitação positiva dos presentes, algumas pessoas ficaram surpresas de como o Boxe pode ser tão divertido e dinâmico, e que não precisa “quebrar o nariz nem sair com o olho roxo” para participar como relatou um dos pais presentes.

O fundador da Liga sorocabana de Boxe, Vladimir de Godoi comenta sobre a vivência esportiva de Boxe: “Um dos objetivos do trabalho da Liga Sorocabana na cidade e região é justamente esse, desmistificar a modalidade que de certa forma ainda é muito descriminada pela sociedade, e através de nossa metodologia conseguimos mostrar que o Boxe, nas mãos de profissionais qualificados pode ser um ótimo exercício físico e mental, podendo ser direcionado à todas as idades, respeitando e trabalhando o desenvolvimento psicomotor da criança e adolescente e com o adulto e idoso, direcionado a atividade e melhora física.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário