quarta-feira, 10 de setembro de 2014

Liga Sorocabana promove seleção através do programa "Atleta do futuro" em Sorocaba.‏

Abner Teixeira - Atleta bicampeão brasileiro descoberto na peneira Atleta do Futuro em 2012.

Mantendo a tradição de formar atletas na cidade e potencializar talentos do boxe olímpico tem sido uma das metas da Liga Sorocabana de Boxe nos últimos anos, e na última semana iniciou-se a peneira denominada “Atleta do futuro”, um programa de treinamentos direcionados para jovens de Sorocaba e região que queiram se tornar um dia atleta de Boxe. A primeira vez que ocorreu essa peneira em 2012 ainda não existia uma equipe de base do Boxe, na ocasião cinqüenta jovens foram trazidos dos núcleos do projeto social Boxe: Uma luz para o futuro e foram treinados durante três meses até se formar as categorias infantil, cadete e juvenil de Boxe.

Com a equipe já formada e com grandes conquistas no cenário nacional, essa segunda fase foi feita de maneira diferente, os professores e atletas da Liga selecionaram os melhores alunos e sob olhar do fundador da LiSoBOXE Vladimir de Godoi, aqueles  que apresentaram interesse e melhor desempenho foram escolhidos para treinar todo sábado junto com a equipe de alto rendimento até o final do ano onde a escolha definitiva será feita, a média de idade dos garotos é de 15 anos. Essa busca é focada em jovens com perfil físico e psicológico específico para o esporte, e nesse momento, o professor Vladimir analisa o perfil de cada um, com base na disciplina, nas formas físicas e técnicas, no caráter e respeito.

Na primeira vez que foi feito essa seleção, grandes talentos foram revelados para a modalidade, destaque para Abner Teixeira que na época com apenas 15 anos, treinou durante seis meses até começar a competir e participar de sua primeira competição. Aos 17 anos, Abner de 1,91 m de altura é o melhor atleta juvenil do País e já possui diversos títulos em sua carreira com destaque para o bicampeonato Brasileiro de Boxe e hoje, Abner é cotado para a seleção nacional e assim, disputar as próximas olimpíadas em 2020 ou 2024. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário