sábado, 7 de maio de 2016

O BOXE NÃO PARA DE CRESCER NA REGIÃO DE SOROCABA

A Liga Sorocabana de Boxe e Artes Marciais - LiSoBOXE é uma entidade esportiva da região de Sorocaba que visa o desenvolvimento do Boxe em todas as esferas sociais e nos últimos anos permitiu a região de Sorocaba um vertiginoso crescimento da modalidade, com aumento de profissionais atuando com o Boxe em Academias, Clubes, Escolas e Condomínios. Através de um bom e variado programa de atividades como: Cursos de Capacitação, Grupo de Estudos, Competições, Projeto Social e Equipe Competitiva, a LiSoBOXE promove a massificação do esporte, servindo de modelo para muitas outras organizações esportivas.

Nestas últimas semanas o professor Vladimir J. de Godoi, membro fundador da LiSoBOXE e responsável direto pelo planejamento e execução dos programas da entidade, realizou mais um grande conjunto de atividades as quais corrobora com os objetivos aos quais a Liga foi criada, comprovando que um trabalho fundamentado na Ciência do Esporte é o melhor caminho para o sucesso e desenvolvimento esportivo.

Abaixo os textos resumem cada uma das atividades desenvolvidas pelo Prof. Vladimir e sua batalha para mudar o paradigma que envolve a modalidade, na expectativa de possibilitar uma maior e melhor visibilidade na sociedade, buscando aumentar a qualidade e quantidade dos produtos que envolvem sua prática.

CREF SP

No final do mês de Abril a Secretaria de Educação Municipal de Rio Claro, organizou em parceria com o Conselho Regional de Educação Física de São Paulo - CREF SP, o SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR DE RIO CLARO, atividade na qual todos os professores da rede municipal de ensino participaram, num total de mais de 120 profissionais da Educação de Rio Claro.

No dia 19 de Abril a partir das 18 horas, na Escola Municipal Monselhor Martins o tema foi relacionado com as lutas voltado para a Educação Física e o palestrante convidado foi o Prof. Vladimir, que abordou o tema com muita propriedade, discutindo a importância das Artes Marciais no desenvolvimento psicomotor das crianças e adolescentes.

A palestra foi divida em atividades teóricas e práticas e contou com uma forte adesão por parte dos professores e pedagogos presentes, que discutiram a utilização das lutas na Educação Física Escolar. Para o Professor Nelson Leme da Silva Junior, presidente do CREF SP, o tema foi muito bem apresentado e com muita propriedade, chegando a surpreender positivamente, pois se trata de um assunto muito pouco abordado nos curso de Educação Física e ainda pouco aceito pelos profissionais de Educação, principalmente pela falta de referências. 

UNICAMP
Dia 02 de Maio em Campinas o Prof. Vladimir acompanhado de seu pupilo, o Prof. Luis Alexandre de Oliveira Arantes, realizaram 2 aulas sobre o Boxe para os alunos do curso de Diurno e Noturno da Faculdade de Educação Física, da Universidade Estadual de Campinas - UNCAMP. O convite veio do responsável pela disciplina de Lutas da Faculdade, o Prof. Dr. José Júlio Gavião de Almeida, uma sumidade Acadêmica quando se trata de Artes Marciais.

Durante 3 horas os alunos conheceram um pouco sobre a história do Boxe no mundo e no Brasil, passando pelos maiores boxeadores brasileiros profissionais e olímpicos, e seus respectivos títulos. Os fundamentos e as regras básicas da modalidade foi apresentado na sequência, com uma dinâmica para que os alunos pudessem compreender melhor como se ganha uma luta de boxe, segundo a regra oficial.

A última parte foi prática, onde os alunos vivenciaram um pouco dos fundamentos como: postura de combate, golpes retos, ganchos e cruzados e deslocamentos. Após aprender os movimentos da modalidade o prof. Vladimir teve o cuidado de demonstrar aos futuros profissionais de Educação Física, como utilizar o Boxe para aulas na Escola e Academias. Jogos de Lutas, Escola de Boxe e Escola de Combates Dirigidas foram praticados por todos, num workshop em que todos puderam conhecer e por em prática.

Os alunos de ambas as turmas entregaram os certificados aos palestrantes convidados e agradeceram pelos conhecimentos transmitidos, já o Prof. Dr. Gavião ficou muito feliz com a aula ministrada e satisfeito com qualidade do Prof. Vladimir, uma vez que em 30 anos de UNICAMP ele jamais havia considerado a possibilidade do Boxe no Curso, pela dificuldade em encontrar profissionais qualificados para atuarem dentro de uma Universidade, embora o Prof. Dr. Gavião reconheça a importância do Boxe como modalidade Olímpica e mundial.

UNISO

Outra importante conquista para o Boxe foi a parceria realizada com a Universidade de Sorocaba - UNISO, com o curso de Fisioterapia, ao qual os alunos da disciplina de Fisioterapia Desportiva semanalmente atuam junto da equipe de competição mantida pela LiSoBOXE. A parceira serve para que os atletas recebam diretamente cuidados terapêuticos e profiláticos específicos e individualizados, para melhora da performance.

Todas as quintas feiras das 14 horas a 17 horas, os alunos atendem os atletas no Centro de Treinamento da LiSoBOXE, que fica na Academia Runner Premium de Sorocaba. Os estudantes acompanham os treinamentos da equipe de boxe, aprendem sobre treinamento desportivo com o Prof. Vladimir e sobre Fisioterapia Desportiva com o Prof. Mateus Francisco Rossi, docente da UNISO. O intercambio entre as instituições favorece o crescimento tanto dos atletas como dos alunos e com isso todos ganham.

E no próximo dia 10 de maio as 21 horas o Prof. Vladimir irá ministrar no Campus Trujilo, uma aula sobre Boxe para os alunos do curso de Educação Física da UNISO, a pedido do prof. Rômulo Mitidieri.

SECRETARIA DE EDUCAÇÂO DE VOTORANTIM

Em 01 de Maio foi promulgada o convênio entre a LiSoBOXE e a Secretaria de Educação de Votorantim, para o programa municipal da Escola em Tempo Integral, que será retomado a partir deste mês nas escolas municipais de Votorantim. Saiba mais sobre o projeto Escola Integral em Votorantim, clicando no link anterior.

Este convênio foi possível graças a negociação e apresentação do projeto de Boxe, que o Prof. Vladimir entregou na Secretaria, comprovando a capacidade técnica para incluir a modalidade dentro deste importante programa de Educação. O contrato será assinado na próxima semana e o Prof. Vladimir comemorou muito a aprovação e inclusão do Boxe no programa, pois ele vem batalhando a muito tempo para que o Boxe seja incluído nas escola como outras modalidades esportivas e a exemplo de Lutas como o Judô, Capoeira e Tae Kwon Do, que atualmente estão dentro das escolas como modalidade inclusas na Educação Física.

Um comentário: