quarta-feira, 7 de outubro de 2015

FESTIVAL LISOBOXE NO SESC DE SOROCABA

No dia 26 de Setembro, na unidade do SESC Sorocaba, foi realizado o Festival de Lutas do projeto Move Brasil, que se trata uma campanha aberta para aumentar o número de brasileiros praticantes de atividades físicas até 2016, expandir e facilitar a oferta de esporte em todo o Brasil e mostrar às pessoas o esporte e as atividades físicas como algo prazeroso, que pode melhorar a qualidade de vida e promover o desenvolvimento social. Pensando nisso, o SESC Sorocaba contratou a Liga Sorocabana de Boxe (LiSoBOXE) para proporcionar aos interessados em participar um dia inteiro com muita prática esportiva com atividades voltada ao Boxe, um evento que durou das 10h da manhã até às 17h da tarde.

O Festival de Boxe da LiSoBOXE não tratou-se de uma competição oficial e nem de uma rodada de Boxe, mas sim de uma vivência esportiva onde qualquer indivíduo possa participar, com ou sem experiência na modalidade. Além de contar com os participantes que moram na cidade de Sorocaba outras cidades da região estiveram presentes, cidades como Rio Claro, Ibiúna, Laranjal Paulista, Valinhos e São Paulo Capital.

O evento buscou atender as pessoas de todas as idades, tantos os que já praticaram Boxe aos que não tiveram o contato com a modalidade, crianças realizaram Jogos de Lutas entre si e ao final receberam premiação, já a partir dos adolescentes foram realizado combates, com regras adaptadas e equipamentos de proteção especiais, para uma maior segurança dos participantes. 

Nos Jogos de lutas, foram utilizadas brincadeira usadas pelos professores do projeto Boxe: Uma Luz para o Futuro em suas aulas nos núcleos de Sorocaba e Votorantim, brincadeiras como BexigoBoxe, onde as luvas eram adaptadas com bexigas e as crianças tocavam a linha da cabeça, peito e cintura uns dos outros.

Os adolescentes e adultos realizaram simulação de combate, onde os participantes lutavam entre si com luvas e capacetes de sparring, material com uma maior proteção para a melhor segurança dos participantes, o tempo de round também foi adaptado de acordo com a experiência e faixa etária e ao invés de serem realizadas em ringues, como é tradicionalmente realizado, as lutas aconteceram em tatames de 6m x 6m, com mais de uma luta sendo realizada em espaços diferentes.




Um comentário: