segunda-feira, 14 de setembro de 2015

LISOBOXE FORMA 16 NOVOS ARBITROS

A Liga Sorocabana de Boxe e Artes Marciais - LiSoBOXE realizou nos dias 12 e 13 de Setembro na Academia Runner Club de Sorocaba, seu tradicional Curso de Arbitragem, um dos mais importantes da modalidade no país, uma vez que é realizado desde 2005 e anualmente forma mais de 50 oficiais. Este curso vem demonstrando ser hoje uma referência para quem esta interessado em saber mais sobre o Boxe Olímpico (OPEN BOXE) e suas regras atualmente, com qualidade e profissionalismo.

O curso foi ministrado pelo prof. Vladimir Juliano de Godoi, Fundador da LiSoBOXE, que desenvolveu toda a metodologia aplicada no processo de ensino-aprendizagem do curso. Um curso que visa desenvolver a capacidade de analisar uma luta de boxe e formar novos Oficiais de Boxe. Teve 20 horas de duração, contando com aulas práticas e teóricas, sendo sua característica principal o dinamismo no ensino das regras e funções de um Oficial de Boxe: Diretor de Arbitragem, Arbitro, Jurado, Cronometrista, Locutor, Fiscal de Arbitro e Conferencista.

A organização do curso foi feita pelo prof. Lucas de Souza Alvarenga, que atuando nos bastidores deu o suporte necessários aos alunos e professor para que tudo pudesse ser realizado em tempo hábil e com eficiência. A participação dos oficiais: Benedito Ribeiro Neto, Fernando Costa Rodrigues e Luiz Carlos de Oliveira foram importante nas atividades práticas, pois a orientação e troca de experiência foram fundamentais para permitir uma maior assimilação dos conhecimentos explanados no curso pelos alunos, bem como um atendimento personalizado aos alunos, já que com mais profissionais a atenção aos alunos era maior e bem mais próxima.

O curso foi executado em 3 partes, sendo a primeira o cadastramento dos alunos com recebimento de material, seguido pela aula teórica sobre: i) LiSoBOXE; ii) História do Boxe mundial e brasileiro; iii Funções de um Oficial de Boxe; iv) Regras atuais do Boxe Olímpico (OPEN BOXE). A segunda parte foi protagonizada pelas atividades prática em que cada alunos desenvolvida uma função específica de um Oficial de Boxe, e todos puderam entender e como fazer cada trabalho dentro da competição de Boxe. 

As dinâmicas passaram por todas as funções, como ser jurado de uma luta, onde esta foi exibida em vídeo e neste momento todos puderam praticar o preenchimento das papeletas e analisar o combate aplicando os critérios de julgamento atuais da modalidade. Realizaram pesagens, conferência de bandagem, locução das lutas e a movimentação e vozes de comando do árbitro de boxe. Estes momentos foram de uma riqueza imensa para o curso e seus alunos, que concordaram com a facilidade de aprendizado graças a poderem praticar e nestes momentos tirar dúvidas ou ouvir a explicação da dúvida do colega.

Para finalizar as atividades do curso, no período da tarde do domingo (13) as 14 horas, a LiSoBOXE promoveu um dia de Sparring entre os atletas da equipe de Boxe sorocabana, Academia Runner / Prefeitura de Sorocaba, mantida pela própria entidade esportiva. Esta dinâmica prevista no cronograma do curso, permitiu que os alunos pudessem participar e realizar uma rodada de boxe, onde eles montaram toda a área técnica, com conferencia de bandagem, mesa diretora, mesas de jurados, fiscal de arbitragem e locução. A organização foi total dos alunos sempre sob a orientação e supervisão do prof. Vladimir e seus colaboradores, que visualizaram um grande potencial no grupo, já que todos souberam muito bem executar cada função aprendida durante o curso.

Após o encerramento da rodada extra de Boxe, foi realizado as considerações finais do curso pelo prof. Vladimir e a avaliação do curso pelos alunos, seguida da entrega dos certificados. Os organizadores ficaram muito contentes com os participantes que demonstraram grande interesse em atuar diretamente com o Boxe, e desta forma o Curso atinge seu objetivo. O destaque fica para o pessoal da cidade de Bauru, da equipe Leões do Ringue, que vieram em 5 pessoas e fizeram o curso já com o objetivo de realizarem eventos em sua cidade e região, o que é muito louvável.

O treinador da equipe, Marcos Pantaleão, ficou feliz em participar do curso, parabenizou aos organizadores e comentou que aprendeu muito, se atualizando para dar os treinos e ainda mais para continuar a liderar o Boxe de Bauru. Pantaleão ficou surpreso com a qualidade e dinâmica do curso comentando ainda que voltará para os próximos.

O CURSO DE ARBITRAGEM LISOBOXE, teve o apoio da ACADEMIA RUNNER CLUB DE SOROCABA, ZOFI CAMISETARIA, PPCONTABIL E PANATHLON CLUB DE SOROCABA.

2 comentários:

  1. Este curso é fenomenal e a participação dos alunos foi maravilhosa... que o boxe possa crescer ainda mais !!!

    ResponderExcluir
  2. Parabéns lisoboxe pelo ótimo trabalho para ajudar no crescimento do esporte, formando novos árbitros de qualidade

    ResponderExcluir